Roteiro da Fé

Em Jaboatão temos vários eventos religiosos famosos, como a popularmente conhecida Festa da Pitomba (festa de Nossa Senhora dos Prazeres que acontece há mais 350 anos) a Festa de Santo Amaro (na Igreja de Santo Amaro, local de onde saem os romeiros que caminham 190 Km em seis dias até outra Igreja de Santo Amaro na cidade de Taquaritinga do Norte).

Outro evento muito prestigiado é a Festa de Iemanjá, que acontece no mês de dezembro na praia de Barra de Jangada onde fica a famosa estátua de Iemanjá.

Seguem informações sobre locais e eventos:

 

Igreja de N. S. dos Prazeres

Localizada no Parque Histórico Nacional dos Guararapesna Rua Ladeira da Igreja, no bairro de Prazeres, foi construída em gratidão pela vitória na Batalha dos Guararapes. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como um dos mais importantes exemplares da arquitetura religiosa. Essa Igreja está localizada no  PHNG – Parque Histórico Nacional dos Guararapes, local de grande relevância histórica pois foi palco das duas grandes Batalhas dos Guararapes, em 1648 e 1649, nas quais se sagraram vitoriosas as Forças Patriotas (índios, brancos e negros) ante o poderio do Exército da Companhia das Índias Ocidentais Holandesa. Nas imediações da igreja acontece, todos os anos, logo após a Semana Santa, a tradicional Festa da Pitomba (mais detalhes consultar os Eventos Religiosos).


Capela de Nossa Senhora da Piedade (Capelinha)

Localizada na Av. Beira Mar, na Praia de Piedade, foi construída em 1683. Sua referência mais antiga está inscrita sobre o jazigo de Francisco Gomes Salgueiro, seu fundador, que doou a capela à Ordem Carmelita. Seu estilo é de arquitetura maneirista e sua construção é em alvenaria de pedra, com um convento anexo, erguido no século XVIII. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Os horários da missa: das terças às sextas-feiras às 6h30 e aos sábados às 7:00 h. Às quartas-feiras, às 15h, tem a Hora da Graça, com missa campal.

Igreja de Nossa Senhora do Loreto

Localizada na Rua N. S. do Loreto, 564 no bairro de Candeias, foi construída em 1660, possivelmente, foi edificada como pagamento de promessa, após a expulsão dos holandeses. Chama a atenção o belo jardim que a circunda, como também a sua arquitetura maneirista. Tombada pela Fundarpe como Patrimônio Histórico, destacando-se por ser a única no Estado que possui uma galeria lateral alpendrada. O horário de visitação da igreja é diariamente e as missas são aos sábados às 7:00 h e aos domingos: 7:00 h e 17:00 h.

 

Monumento da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Em 1830, a noviça francesa Catarina Labouré teve uma visão de N. S. das Graças que lhe ordenava cunhar uma medalha conforme a sua visão, para que todos que a usassem com confiança alcançassem graças abundantes. O seu santuário data de 1950, quando o Papa Pio X mandou erguer um monumento a N. S. das Graças, na Vila da Medalha Milagrosa. O Santuário tem aproximadamente 30 metros de altura. É composto por uma capelinha onde há um altar. Sobre a capela está uma grande base em alvenaria de 20 metros de altura e no alto está a imagem da Santa com 10 metros de altura. Todo dia 27 de novembro há missa no local e romaria dos fiéis, para comemorar o dia da Santa. Localizado na Rua Artur Xavier, 480, no bairro de Socorro.

Igreja de Santo Amaro

Localizada na Rua Santo Amaro, S/N, no bairro de Jaboatão Centro, foi originalmente erguida em 1598, quando os proprietários do Engenho São João Batista doaram o terreno para sua construção. Em 1691, já bastante avariada e distante do povoamento, foi transferida para o local atual. A festa de seu padroeiro, que é também o padroeiro da cidade, ocorre todos os anos, do dia 06 de janeiro até o dia 15. Os horários da missa são diariamente, às 19:00 h.


Colônia Salesiana / Santuário Basílica de N. Senhora Auxiliadora / Gruta de N. Senhora de Lourdes

A Colônia Salesiana é formada pelo Santuário de N. Senhora Auxiliadora, Gruta de N. Senhora de Lourdes, complexo de hospedagem, restaurante e salões para eventos. A Colônia está localizada na Rua Colônia dos Padres Salesianos, S/N, Lote 92, no bairro Vila Rica. Foi construída em 1915, pelo padre italiano Antônio Villar, a pedido de Dom Bosco, no Antigo Engenho Suassuna. É de estilo romântico, com forma externa bizantina. Lá se encontra a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com 4m de altura. O santuário está vinculado à Basílica de São Pedro no Vaticano e concede às pessoas que o visitam às mesmas indulgências da Basílica. Possui uma escadaria de 52 degraus que leva à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, sobre a qual foi erguida a Igreja. No dia 24 de Fevereiro é comemorado o dia da Santa.

Paróquia de N. S. do Rosário

Situada na Rua da Matriz, S/N, Muribeca, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida no século XVII, pela Irmandade Sagrado Sacramento. Durante a invasão holandesa foi depredada e transformada em fortificação. Em 1781 foi reconstruída pelo proprietário do Engenho Santo André, Felipe Campelo. Destaca-se do conjunto por sua proporção e imponência, no frontispício, portas e janelas em arcos abatidos, emoldurados com cercaduras e adornos. As missas acontecem aos domingos e às quintas-feiras: 8h30 e nos demais dias as 7h30, exceto na segunda-feira.

Ruínas da Igreja N. Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Localizada na Rua do Rosário, no bairro da Muribeca, A antiga igreja foi erguida na extremidade mais baixa do povoado da Muribeca, formado em um eixo longitudinal com a Igreja do Rosário, provavelmente no século XVIII, pela Irmandade dos Pretos, como consta de um relatório sobre a Capitania de Pernambuco, datado de 1774. Encontra-se em processo de tombamento, classificada tipologicamente como ruína pela FUNDARPE.

 

EVENTOS RELIGIOSOS

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres / Festa da Pitomba

Móvel (março ou abril – início: domingo de Páscoa)

Festejada desde 1657, é uma das mais antigas e tradicionais festas religiosas e populares de Pernambuco. Missas diárias, novena com noiteiros, cânticos, paga de promessas e procissão acompanhada por milhares de fiéis compõem o lado religioso do evento. Os festejos populares seguem em paralelo a essas cerimônias, com feiras de artesanato, apresentação de bandas de músicas, cantadores, repentistas, grupos de danças folclóricas, comidas típicas e muitas outras atrações. O evento também é muito conhecido como Festa da Pitomba (fruta tropical típica e abundante na época).

Vale saber mais!

A primitiva capela que deu origem à atual Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres foi mandada construir pelo então governador e capitão-mor de Pernambuco, Francisco Barreto de Menezes, em ação de graças pelas duas vitórias alcançadas pelos luso-brasileiros nas batalhas travadas contra os holandeses nos montes Guararapes, em 18 de abril de 1648 e 19 de abril de 1649. Essa capelinha era toda feita e acabada em pedra e cal, com imagem de Nossa Senhora dos Prazeres vinda de Lisboa. A grande placa em mármore preto, com inscrição votiva à graça alcançada, estava fixada no adro da capela. Permaneceu inalterada por mais de um século, até que os religiosos beneditinos construíram no seu lugar a Igreja hoje existente. É provável que a primitiva capela corresponda à capela-mor da igreja atual, que foi concluída em 1782. No interior da igreja, as obras se estenderam ainda por vários anos, sendo terminadas, possivelmente, em 1809.

Festa de Santo Amaro / Caminhada de Santo Amaro

Acontece de 06 a 15 de janeiro: Novenário, missas e grande procissão são homenagens do município ao seu padroeiro. A animação fica por conta do Palco da Cultura, com pastoril, queima da lapinha, coco de roda, maracatus e muito forró; dos shows e das barracas com venda de artesanato, bebidas e comidas típicas. A festa marca a partida para a Caminhada de Santo Amaro, quando romeiros saem da Igreja do padroeiro em direção a Taquaritinga do Norte.

Vale saber mais!

Fé, coragem e determinação. Atributos que não faltam aos participantes da Caminhada de Santo Amaro, que saem da Igreja de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, com destino à Matriz de Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte, percorrendo 160 km em seis dias de caminhada. Idealizado por um médico taquaritinguense, o ato foi inspirado na caminhada de Santiago de Compostela. O trajeto inclui oito cidades, onde os fiéis fazem refeições e pernoites. No ato de inscrição, cada participante ganha um kit com camisa, cajado, uma pequena cabaça, uma bandeira branca (símbolo da paz) e o Guia da Caminhada, que orienta quanto à roupa ideal, ao melhor modo de caminhar, à forma de prevenir insolação, entre outras dicas. Na chegada em Taquaritinga do Norte, os fiéis recebem a Santamarana (certificado de participação), além de benção especial na Igreja Matriz de Santo Amaro.

 

 

PADROEIRO DA CIDADE

O padroeiro de Jaboatão dos Guararapes é Santo Amaro e comemora-se no dia  15 de janeiro.

 

TERREIROS DE UMBANDA, DE XANGÔ E OUTRAS MANIFESTAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS

 

Festa de Iemanjá

Praia de Barra de Jangada (junto à estátua de Iemanjá)

Dezembro – 1ª quinzena

Engloba atividades associadas à cultura afro. No local, centenas de pessoas fazem suas orações e homenagens, acendendo velas e se dirigindo à beira-mar para depositar flores e oferendas. Representantes de terreiros chegam durante toda a noite do último dia, com danças, toques e panelas, repletas de água de cheiro e outros presentes.