Territorialmente Jaboatão é maior que a capital pernambucana, e preserva extensas áreas livres, uma zona rural, centros de distribuição de grandes empresas e um movimentado distrito de Jaboatão Centro. O local faz jus ao nome Centro, com todo o burburinho característico ao “centrão” de qualquer grande município. A diferença é que ainda se vê muitas pessoas sentadas conversando na Praça Nossa Senhora do Rosário em pleno horário comercial.
Jaboatão Centro não é mais a vila dos ingleses que já teve a maior estação ferroviária do Nordeste, mas sua história pode ser recontada em locais como a Casa da Cultura. Erguida em 1904, já abrigou um mercado público e hoje atende principalmente escolas com mostras culturais.
Outras edificações que chamam a atenção são a Biblioteca e o Cine Teatro Samuel Campelo, que foi totalmente reformado e modernizado.
O padroeiro original de Jaboatão é Santo Amaro, que tem uma igreja em sua homenagem, datada de 1691. O local é ponto de partida de caminhada até Taquaritinga do Norte, onde há outra igreja de Santo Amaro, que atrai romeiros do Nordeste e até do exterior. Além da caminhada, Jaboatão Centro oferece um retiro espiritual na Colônia Salesiana, em Vila Rica. Muito arborizado, o espaço está situado em área com mais de três hectares de Mata Atlântica. É possível desfrutar do canto dos passarinhos e de uma vista encantadora emoldurada por muito verde. Há missas aos domingos, às 8h30, em uma igreja erguida sobre a rocha. Embaixo dela, está a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que completou cem anos em 2015. A estrutura de hospedagem recebe grupos e famílias em retiros, encontros e reuniões. Há auditórios e salas equipados para eventos e um refeitório com uma comida caseira saborosa.
Endereço: Situada em Vila Rica , no Lot. 92 em Jaboatão , nos limites entre a zona rural e a zona urbana do município e a apenas 4 km da sede de Jaboatão município.
É um dos principais atrativos turísticos de Jaboatão dos Guararapes e, além de funcionar como seminário para os padres salesianos, está aberta à visitação de leigos, religiosos, turistas e público interessado.
O que na verdade mais destaca a Colônia dos Padres Salesianos de Jaboatão é o fato de ela possuir a Basílica de N. S. Auxiliadora, igreja praticamente centenária e bastante peculiar, por ter sido construída numa imensa rocha. Abaixo dessa rocha fica a Gruta N.S de Lourdes, uma verdadeira furna ( pequena caverna) com o busto de Dom Bosco no alto. Para chegar até lá é preciso descer por uma bela escadaria que também dá acesso a via-sacra de Cristo. Mais abaixo, encontra-se uma antiga escola de São Sebastião, fundada pelos padres e hoje completamente reformada. Essa escola atende principalmente os alunos da zona rural.
A Basílica de N.S. Auxiliadora é uma das únicas basílicas rurais do país. Construída no início do século XX, tudo começou com a inauguração da Escola São Sebastião, em Janeiro de 1900, em terras dos antigos lotes 82, 83, 90 e 91 da Antiga Colônia Suassuna. Em 22 de janeiro de 1905, foi lançada a 1° pedra fundamental do templo pelo bispo de Olinda D. Raimundo da Silva Brito e o Padre Lourenço Giordano. Porém, o edifício só veio a ser inaugurado com muita dificuldade em 1915, com a ajuda fundamental do Padre Antonio Vellar.
A Basílica de N.S Auxiliadora é uma belíssima igreja em estilo bizantino que se destaca na paisagem por sua beleza, tendo também dela uma bela visão da paisagem cercada de canaviais ao redor. Sua planta é de autoria do engenheiro Domingos Delpiano e seu interior é constituído com belas colunas de cor âmbar, coro e arcadas circulares. Nela se encontra ainda os restos mortais de alguns de seus fundadores e colaboradores. O local também conta uma imensa área verde e para a recreação.